O Teste hidrostático é um procedimento realizado com o intuito de aprovar que a tubulação onde percorrerá o Gás, está apta para operação.

Através do teste é possível averiguar que não há rompimentos ou vazamentos na tubulação.

O principal objetivo é atestar segurança da tubulação de gás, eliminando os riscos. Vale ressaltar que as normas de segurança a cerca do gás possui controles altamente rigorosos, quando seguidas corretamente eximem qualquer situação de perigo.

Pois o gás ao contrário dos demais combustíveis é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente para a atmosfera.

A realização do teste hidrostático ocorre através de uma bomba de água, onde a água é submetida a uma pressão 1,5 vezes a Pressão Máxima de Trabalho Admitida – PMTA para garantir que não há corrosões e perfurações nas tubulações que transportam o GNV até o equipamento.

Caso o resultado obtido não seja satisfatório, ocasionando risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores envolvidos, a linha deve ser retirada e substituída por uma nova para dar continuidade a operação.

ABNTDe acordo com a Norma 12.236 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT que tem força de Lei “todas as intervenções que exijam soldagem em partes que operem sob pressão devem ser seguidas de teste hidrostático”.

Após a conclusão do teste e aprovação da tubulação, é emitido um Laudo Técnico acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia – CREA.

Esse procedimento certifica que a instalação do Sistema de Compressão está apta para operar no abastecimento de Gás Natural, Biogás ou GNC.

Quer saber sobre como ter gás no seu estabelecimento? Clique aqui

Conheça as soluções inovadoras do Biogás com a Acesa Bioenergia, empresa pertencente ao mesmo grupo econômico.

Não tem gasoduto na sua cidade? GNC pode ser a solução.

Se gostou desse artigo sobre o deixe seu comentário.

ATENÇÃO
O TH é um procedimento obrigatório, a não realização significa assumir diversos riscos.

Referências:

NR 13 Item 13.6.3.6.1: No caso de risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores envolvidos na execução da inspeção, a linha deve ser retirada de operação.

NBR 12236 Item 5.5.8.1: Todas as ligações soldadas devem ser verificadas visualmente e através de líquido penetrante.

NBR 12236 Item 5.5.8.2: Todo o conjunto deve ser submetido a teste hidrostático a uma pressão de 1,5 vez a pressão de projeto.