Tudo que você precisa saber sobre um Sistema de Compressão de Gás. Está pensando em aderir um Sistema de Gás e não sabe por onde começar?

Bom o primeiro passo é entender como o Sistema funciona, nesse artigo vamos explicar detalhadamente a necessidade de cada equipamento, Compressor, Painel Elétrico, Armazenagem e por fim, porém nem um pouco menos importante os 2 Dispensers, juntos formam o Sistema de Compressão de Gás.

A primeira coisa a se fazer é entender o papel de cada equipamento. Para isso é importante saber que o gás é recebido das concessionárias de cada Estado com aproximadamente 1,5 a 20 bar e ao final do ciclo o abastecimento ocorre à 250 bar em média.

Compressor recepciona e comprime o gás, podendo direcionar para a Armazenagem ou Dispensers a depender da demanda. Armazenagem também conhecida como pulmão, ou estocagem mantem o gás já comprimido para abastecer os Dispensers evitando a intermitência (liga e desliga) do compressor. Dispensers projetados para realizar o abastecimento no destino final, empilhadeiras, carros, caminhão e ônibus. Painel Elétrico é responsável por ativar as funções elétricas do Sistema de Compressão veja a ilustração abaixo:

Sistema de Compressão

 

Agora que você já sabe funciona o Sistema de Compressão e o Ciclo do Gás, vamos explicar a seguir a função de cada equipamento.

COMPRESSOR 

O gás é comprimido em três ou quatro etapas, dependendo do modelo do compressor. O gás, antes de ser comprimido passa por: uma válvula esfera, um filtro cônico, uma válvula reguladora de pressão e uma válvula de bloqueio, um pulmão chegando até o manovelismo.

Na primeira etapa o gás é comprimido, resfriado, separado do óleo no condensador e admitindo na etapa subseqüente. Novamente o gás é comprimido, resfriado, separado do óleo e admitido para compressão da etapa subseqüente. Este processo se repete até a última etapa fechando assim o circuito de compressão.

Logo após a última etapa de compressão, existe uma válvula de retenção. O condensador de última etapa, ao contrário dos demais condensadores, possui um filtro coalescente.

Rendimento

PAINEL ELÉTRICO

Também conhecido como Painel de Controle é responsável por ativar as funções do Compressor, visa facilitar a automação permitindo a interação humano máquina, onde o usuário e a máquina se comuniquem de uma forma eficiente. Traduzindo uma vasta quantidade de dados, de forma simples e fornecendo a possibilidade de comando e controle da produção. Reúne programações e processos.

ARMAZENAGEM

 A Armazenagem estoca o gás proveniente do Compressor. Na entrada da Armazenagem possui uma válvula prioritária. Sua função é “impedir” que o fluxo de gás seja direcionado aos cilindros da Armazenagem quando o Compressor está funcionando, priorizando desta maneira a demanda exigida pelos Dispensers.

Assim que a pressão da Armazenagem gradualmente vá subindo e os Dispensers estejam sem demanda, a válvula prioritária libera, automaticamente o fluxo de gás ao bloco de aço carbono que define a direção do gás e as conexões de inox direcionam até os Cilindros.

Esse bloco de aço também conhecido como barral ou manifold é instalada uma válvula de segurança que, mediante a uma sobre pressão, o excedente de é gás lançado na atmosfera, e se dissipa por ser mais leve que o ar como já mencionado no post Gás com Segurança, preservando a integridade do equipamento.

DISPENSER

O dispenser tem por objetivo interligar o Sistema de Compressão de gás ao veículo ou empilhadeira a serem abastecidos. O  gás proveniente da Armazenagem é filtrado no inicio do circuito de gás do Dispenser sendo o fluxo posteriormente subdividido em duas partes, uma para cada bico de abastecimento.

Cada circuito (bico de abastecimento) possui: uma válvula solenóide, uma válvula reguladora de pressão, um medidor mássico, um manômetro pressostato, uma válvula de fechamento rápido, uma válvula de abastecimento e um acoplamento.

A válvula solenóide é acionada mediante a remoção da mangueira de abastecimento do suporte. Liberado o fluxo de gás pela válvula solenóide, a válvula seguinte tem por função regular a pressão deste fluxo, não deixando superior a 215,6bar.

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