Está satisfeito com o atual consumo de energia elétrica do seu Compressor?
Por qual tipo de chave o equipamento é acionado?

Melhore a eficiência energética do seu Sistema de Compressão de Gás.

Diante do atual cenário onde toda e qualquer oportunidade para aumentar a rentabilidade do seu negócio é sempre muito bem-vinda. Estar atento a todos os benefícios que só GNV pode proporcionar, pode ser o diferencial para a continuidade do seu estabelecimento.

Além de ser o combustível mais em conta do mercado, é o mais seguro entenda o porquê na matéria Gás com Segurança.

Antes precisamos esclarecer a total influência da partida do motor do seu compressor que é a grande vilã, responsável pelos sustos na conta de luz no final do mês. Saiba como evitar isso!

A principal ação é conseguir suavizar a partida do motor elétrico, componente responsável por dar o início ao processo de compressão do Gás. Como fazer isso?

Desde cedo aprendemos os benefícios de um trabalho contínuo, com o compressor de gás natural não é diferente.

Trabalhando de forma contínua, ameniza o impacto da força energética necessária contribuindo também para melhores condições de trabalho do equipamento.

Evitando oscilações e até possíveis queda de produtividade, refletindo em prejuízos para o estabelecimento e consumidor final.

Com o rendimento reduzido, o equipamento utiliza os mesmos de recursos, inclusive energia elétrica, comprimindo uma quantidade menor gás.

Como no exemplo, se seu negócio precisa produzir 300 m³/h para atender a demanda, com a queda na produtividade pode ser necessário trabalhar um tempo maior, até alcançar a pressão desejada e suprir sua demanda.

Outro fator crucial é a entrega na hora do abastecimento, de acordo com a ANP a pressão máxima de abastecimento é 215,7bar.

Para entregar esse resultado o Compressor aciona com 220bar na Armazenagem e finaliza o ciclo com 250bar, caso o equipamento esteja com o rendimento comprometido, tendo perda de pressão, nos momentos de maior demanda, não conseguirá manter este ciclo.

Consequentemente o abastecimento será realizado com pressão inferior a regulamentar de 215,7bar. O que significa menos autonomia para o carro e clientes insatisfeitos.

Para evitar essa situação no seu estabelecimento, destacamos os 3 principais modelos de partida para te ajudar a entender qual a sua necessidade;

1º Estrela Triangulo – Modelo pioneiro do mercado, com partida bruta.
2º Soft Start – Partida suave, porém limitada a uma rampa aceleração curta.
3º Inversor de Frequência – Total controle de frequência, mais eficiência energética e melhorias na condição mecânica do equipamento.

Com a necessidade do aumento da produtividade e a diminuição dos custos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, os dispositivos para controle da frequência são peças chaves para auxiliar na variação da velocidade, controlando a força no momento da partida do motor elétrico responsável por iniciar o processo de compressão. Podendo impactar significativamente no consumo kw/h.

Atuante 80% dos equipamentos do mercado, estão com funcionalidades ultrapassadas, obsoletas ou com peças que alcançaram o final da sua vida útil. Ao mesmo tempo muitos equipamentos novos saem de fábrica sem esta tecnologia, devido a desinformação do custo/benefício que esse componente proporciona.

Entre tanto devido à necessidade do mercado, há uma movimentação dos fabricantes quanto a alteração do portfólio de funções e eficiência do Controle de Funcionamento que promete mudanças neste cenário.

Consumo energia compressor

Os benefícios do Inversor de Frequência são inúmeros, além da redução no consumo de kw/h, a mitigação de falhas recorrentes no Sistema de Compressão merece destaque. Adquirindo Inversor de Frequência com a Aspro Serviços, a instalação é gratuita!

Conte com a segurança da empresa líder no segmento de instalação e manutenção em sistemas de compressão, sólida, com de mais de 15 anos de experiência. Nossos especialistas vão até o local para realizar uma avaliação prévia, consultoria completa! E mais, estrutura com Central de Atendimento 24 horas.

Quero um Inversor de Frequência.

Esse texto foi útil? Compartilhe conosco a sua experiência.